NO CAMINHO DA ATUALIDADE

A Escola Secundária da Ribeira Grande, denominação que lhe confere o Decreto-Lei nº 260-B/75, de 26 de Maio, em Diário da República, I Série, nº 121, atualmente o único Estabelecimento de Ensino Secundário no Concelho, iniciou a sua atividade letiva em 4 de Janeiro de 1974, como Secção da Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada na Ribeira Grande, por iniciativa do Engenheiro Fernando Monteiro da Câmara Pereira, Presidente da Câmara Municipal e com o alto patrocínio do Dr. Aníbal Cymbron Barbosa, Diretor da Escola Mãe, tendo sido instalada no primeiro andar do edifício nº 59, da Rua Nossa Senhora da Conceição, Freguesia da Conceição, onde, à data, funcionava a Biblioteca Municipal e um Centro Recreativo.

A Escola Secundária da Ribeira Grande, no decurso da sua História, foi sendo alvo de sucessivas alterações curriculares e regimes de escolaridade, bem como de denominação, como a de Escola Secundária com 3º Ciclo, até à atual designação que, não obstante ser destinada apenas ao ensino secundário regular e cursos profissionais, ministra também 3º Ciclo de ensino básico, cursos de formação profissional (Profij), cursos de formação vocacional e várias outras alternativas do regime educativo especial.

Uma vez que se acentuou a massificação do ensino, em pouco tempo as modernas instalações se tornaram exíguas, pelo que os Conselhos Diretivos, de Junho de 1987 a Julho de 1991, presididos pelo Professor Francisco Xavier Araújo Rodrigues, logo prepararam os dossiers de Ampliação dos Edifícios e ainda de Construção de um Parque Desportivo, adequado e condigno, o que só veio a ser possível executar a partir de Maio de 1996, já com outro Órgão de Gestão.

Foi de novo sob a Presidência do Professor Manuel Francisco Almeida Aguiar que, nos mandatos de 1991 a 1999, foi proposta a alteração dos Projetos de Construção e Remodelação já elaborados, tendo-se conseguido o Parque Escolar atual e contribuído decisivamente para a melhoria significativa do Projeto do Complexo Desportivo, que serve igualmente esta Escola e a Básica Integrada da Ribeira Grande. A conclusão e a entrada em funcionamento oficial das Instalações, as novas e as remodeladas, ocorreram em Julho de 1999, por ocasião da Sessão Solene Comemorativa das Bodas de Prata da Escola, último ato público do então Conselho Diretivo.

A Escola Secundária da Ribeira Grande conta hoje com uma população escolar de 1441 alunos, 74 turmas, entre regime diurno e regime noturno, 158 professores e 53 funcionários, havendo necessidade de um aumento de instalações para uma gestão mais eficaz da atividade letiva e atividade extracurricular.

Como Presidentes da Assembleia de Escola, registam-se os nomes dos seguintes Docentes: Mário Jorge Simas Correia (Assembleia Constituinte), Luís Manuel Morais Duarte, Maria de Lurdes Rodrigues Pereira, Teófilo José Soares de Braga, Maria Luísa Pereira Cordeiro e Manuel Francisco Almeida Aguiar.

A partir do Ano Letivo de 1999/2000, igualmente se registam os nomes dos Professores Teófilo José Soares de Braga, Carlos Manuel Botelho Pereira, Ricardo José Melo Soares e Maria Helena Soares Sousa, como Presidentes do Conselho Pedagógico.

De Julho de 1999, passaram pelo Órgão Executivo da Escola, como seus Presidentes, o Professor Teófilo José Soares de Braga, até Junho de 2001, a Docente Margarida Vitória Soares de Melo da Fonseca, entre essa data e Junho de 2004 e, desde então, o Professor Eliseu Manuel Pacheco da Silva, Luís Miguel Santos Almeida. Atualmente, o órgão de gestão é liderado pelo Professor Marco Paulo de Sousa Santos, sendo os Vice-Presidentes os docentes Duarte Tavares e Ricardo Gonçalves e assessora Patrícia Costa.




Em construção.


Em construção.


Em construção.

Ligações

Portal do Aluno
Biblioteca
SGE - Edubox
KioskWeb
Plataforma da ESRG
Moodle